SEJA BEM VINDO!!!

CONTATO

PARA FAZER CONTATO DEIXE SEU COMENTÁRIO OU NOS ESCREVA:

-E-MAIL: grupocorposonorodeteatro@gmail.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CONVITE À HIEROFANIA

 " . . .  ESPERANDO VERDADES DE CRIANÇA 
NUM MOMENTO BOM COMUM  . . . " 
. o rappa .
  • O que é a HIEROFANIA? O que chama-se de hierofania, pode ser tido também como um momento de religação com um ponto comum natural e único para cada ser humano, arcaíco da nossa natureza, é quando o homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como qualquer coisa de absolutamente diferente do que é o profano. Afim de indicar "o ato da manifestação do sagrado" o ser humano cria para a humanidade o termo HIEROFANIA.

O profeta indiano Smohalla, da tribo Unatilla, recusava-se a trabalhar a terra. "É um pecado", dizia, "ferir ou cortar, rasgar ou arranhar a nossa mãe comum com trabalhos agrícolas", "pedi-me que trabalhe o solo? Iria eu pegar uma faca e cravá-la no seio de minha mãe?", continua, "Então quando eu já estiver morto ela não me acolherá mais no seu seio, pois terei escavado, chegado as carnes, as pedras, as seus ossos, como ela me acolherá então em teu seio, para nascer de novo?", "Pede-me que corte a erva e o feno e que o venda?, e enriqueça como os brancos, como eu ousaria cortar a cabeleira de minha mãe?" "
O Sagrado e O Profano - Mircea Eliade





FALAMOS DA TERRA MATER, A TERRA MÃE, A MÃE NATUREZA

E FALAMOS COMO SEUS FILHOS

E FALAMOS DE SEUS FILHOS 
 " É À TERRA QUE CANTAREI " - lê-se no hino homérico À Terra, à Tellus Mater
 " Glorificada seja a Terra que dá à luz todos os seres, nutre-os e depois recebe deles de novo o germe fecundo. " - Ésquilo


Fazer teatro, na contemporaneidade, no Brasil é uma realidade que nos faz refletir bastante. Ou pelo menos deveria. Talvez mais até do que nos faz pensar, deveriam todos a sentir. O pensar não basta para os estímulos do homem. Principalmente se falamos de luta. Pensamos então e não agimos. Mas o que nos falta é sentir, na carne viva o que é o processo de atores, diretores, assistentes, produtores, figurinistas e toda essa gente de teatro, da música, de circo, de escritores, de educadores e mais toda essa gente que dedica a vida mais as perguntas que as respostas imediatas do mercantilismo. Esse processo, essa realidade, reflete de forma latente a vida cultural que pulsa no nosso país querendo explodir a qualquer momento. E a qualquer momento, mais que nunca, explodirá, ganhando seu devido espaço na vida das pessoas! A arte é do ser humano, bicho irracional não faz arte, apenas o macaco da novela das sete, e quando o público descobrir o poder de uma hierofania em seu espirito, a sensação da troca verdadeira, redescobrirá a contemplação e a arte e a si mesmo. Se a arte é do homem, mal sabe o homem o quanto é e necessita da arte, e é assim que a manteremos sempre viva!!! 





Texto e Fotos: Uan Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário